Na ISA CTEEP, a sustentabilidade é uma forma de atuar
Para nós, a sustentabilidade é uma forma de atuar e garantir a criação de valor para os negócios e a sociedade. Por isso, a excelência na gestão dos aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) é um pilar da nossa estratégia corporativa, permeia todas as áreas, e é acompanhada e monitorada pela alta liderança e pelo Conselho de Administração.
Orientados pelo pilar estratégico de criar impactos social e ambiental positivos, estruturamos um modelo de gestão que conecta nossos investimentos e atividades à agenda do desenvolvimento sustentável. O posicionamento corporativo e as deliberações consideram as contribuições do nosso modelo de negócio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela ONU no âmbito da Agenda 2030.
Com a evolução da gestão dos aspectos de sustentabilidade em nossa estratégia, incluímos metas de desempenho relacionadas a temas socioambientais na própria composição da remuneração variável pertinente aos diretores, líderes, especialistas e colaboradores da operação.
ESG EM NÚMEROS
Veja os dados mais relevantes dos nossos indicadores de sustentabilidade:
AMBIENTAL
A criação de impactos ambientais e sociais positivos por meio de nossos negócios e inovações é um dos pilares da nossa Estratégia 2030. Na visão dos nossos públicos de interesse, o crescimento da companhia e a capacidade de geração de valor no longo prazo se materializam acompanhados de uma real contribuição para o desenvolvimento sustentável, por meio de práticas que promovem a conservação ambiental e benefícios para as comunidades em que operamos.
As mudanças climáticas são um tema central na gestão dos aspectos ambientais que realizamos. A transição energética para uma matriz mais limpa é uma das principais ações necessárias para impedir que a temperatura média do planeta aumente mais que 1,5 ºC nos próximos anos. Por isso o setor de transmissão desempenha um papel crucial nessa jornada, conectando novos parques eólicos, usinas fotovoltaicas e hidrelétricas aos grandes centros consumidores de carga pelo Brasil.
Como parte de nossa Estratégia Climática, na frente de mitigação, perseguimos metas de ecoeficiência em nossas operações que compõem a remuneração variável dos executivos, visando reduzir às emissões provenientes do consumo de água, energia, combustível e resíduos de forma estruturada e eficiente, e principalmente com a prevenção e a redução de vazamentos do gás SF6 (hexafluoreto de enxofre).
Para garantir a resiliência da infraestrutura que gerenciamos, iniciamos em 2023 o desenvolvimento do nosso Plano de Adaptação e Resiliência Climática. A partir dessa iniciativa, buscamos incorporar os riscos e as oportunidades relacionados à mudança do clima à nossa estratégia, por meio da estruturação de cenários baseados na ciência para riscos e oportunidades físicos e de transição. Assim, poderemos subsidiar a atualização da governança, da estratégia e dos processos de gerenciamento e de comunicação alinhados com os objetivos do negócio e do mercado.
Nossa avaliação dos riscos e das oportunidades associadas às mudanças climáticas são comunicadas de forma transparente e voluntária por meio da plataforma Carbon Disclosure Project (CDP), uma iniciativa global para incentivar as companhias a incorporar esse tema em suas decisões estratégicas.
Gerenciamos os impactos ambientais dos nossos ativos com o mesmo nível de excelência dedicado aos aspectos de operação e manutenção dos equipamentos. Durante todo o seu ciclo de vida, desde a fase de planejamento para a implementação das linhas de transmissão e subestações, elaboramos estudos de impacto socioambiental com base nas diretrizes dos órgãos governamentais e em linha com as melhores práticas existentes para mapeamento de potenciais riscos e ações mitigadoras.
Estudamos e praticamos, sempre que possível sob a perspectiva financeira e tecnológica, técnicas construtivas que tenham menor impacto sobre a biodiversidade e o meio ambiente, com destaque para iniciativas como o lançamento de cabos com o auxílio de drones para lançamento de cabos e a instalação de torres mais elevadas, que contribuem para reduzir a necessidade de supressão vegetal.
Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3
Nosso compromisso com uma gestão integrada, que prioriza tanto a geração de valor financeiro quanto o impacto socioambiental positivo, é reconhecido, e pelo segundo ano consecutivo a Companhia foi selecionada para integrar o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão.Além do ISE, fazemos parte da carteira do Índice Carbono Eficiente − ICO2 da B3, composto pelas companhias participantes do IBrX 100, cujas ações estão entre as 100 mais negociadas e que promovem e reportam de forma transparente suas emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Armazenamento de energia em larga escala
Uma das principais contribuições que demos para a aceleração da transição energética no país foi o início da operação do primeiro banco de baterias para armazenamento de energia em larga escala do país. Instalado na Subestação Registro, no estado de São Paulo, garantiu o reforço de energia para atender ao aumento da demanda por energia no litoral paulista. Além disso, evitou a emissão de mais de mil toneladas de carbono que teria ocorrido durante um período de dois anos se, no lugar dessa inovação, geradores a diesel tivessem sido instalados.Clique aqui e saiba mais sobre este projeto.
Carbono Neutro
Implementamos a hierarquia de mitigação, desenvolvendo ações para evitar, reduzir, substituir e compensar os impactos gerados nas espécies e nos ecossistemas naturais, bem como em nossas emissões de Gases de Efeito Estufa, direcionando todas as nossas ações para a descarbonização da nossa operação. Temos metas anuais de redução de CO2 atrelada à remuneração variável de nossos colaboradores e compensamos integralmente a quantidade de carbono equivalente emitida para a atmosfera proveniente de nossas operações (Escopos 1 e 2, operação e manutenção de ativos, excluindo perdas técnicas).CONEXÃO JAGUAR: gerando impacto positivo
Iniciado em 2017, o Programa Conexão Jaguar é a nossa principal plataforma para promover a conservação da biodiversidade e criar impactos ambientais positivos em áreas prioritárias para a proteção, recuperação e conexão do habitat e corredores do Jaguar (onça-pintada, em espanhol) em territórios onde a ISA está presente.
Atualmente, já apoiamos nove projetos em toda a América Latina, garantindo a preservação de mais de 800.000 hectares. Em 2023, o programa contribuiu para a primeira certificação de créditos de carbono no Pantanal. Realizado em parceria com o Instituto do Homem Pantaneiro (IHP) e em conjunto com o nosso acionista controlador, a ISA, o projeto está classificado na categoria REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal). Foram certificados mais de 231 mil créditos de carbono com os selos Padrão de Carbono Verificado (VCS, em inglês) e Clima, Comunidades e Biodiversidade (CCB, em inglês), pela Verra, e espera-se reduzir cerca de 430 mil toneladas de CO2e até 2030 e, ao mesmo tempo, auxiliar no desenvolvimento das comunidades da região.
O programa fornece, de forma voluntária (pró-bono), apoio técnico e financeiro para proprietários de terras que desejam preservar suas áreas por meio do desenvolvimento de projetos que gerem a emissão e comercialização de créditos de carbono com os mais elevados padrões internacionais (VCS, CCB e Gold Standard).
GOVERNANÇA
Desenvolvemos nossos negócios com base na excelência técnica, na prestação eficiente de serviços, na criação de valor sustentável para nossas partes interessadas e sociedade em geral – alavancado pela inovação e transformação digital e apoiado pelas melhores práticas de governança corporativa e ética.
A governança da nossa companhia é exercida por órgãos estruturados e direcionada por um conjunto de políticas e diretrizes que asseguram a condução e o crescimento dos negócios em linha com as melhores práticas de mercado e foco na geração de valor sustentável. Estruturamos e instalamos o Comitê ASG, órgão não estatutário de assessoramento técnico do Conselho de Administração, que pode ser composto por até cinco membros (conforme regulamento interno da companhia).
No que diz respeito ao relacionamento com stakeholders, anualmente realizamos uma reunião anual pública e direcionada aos investidores do mercado de capitais, que tem o objetivo de aprofundar o entendimento sobre a estratégia de crescimento e de investimento da nossa companhia, assim como sobre as tendências de mercado e oportunidades.
Conheça mais
Estrutura Corporativa
Estatuto Social
Código de Governança
Informe do Código de Governança Corporativa
A ética e a integridade estão na base de todos os processos decisórios que adotamos em nossa companhia. Para garantir o alinhamento da governança e de todos os colaboradores a esses princípios, estruturamos o Programa Empresarial de Ética e Compliance, que abrange uma série de procedimentos e ferramentas destinadas a prevenir, detectar e responder a situações que estejam em desacordo com a legislação e os nossos valores corporativos.
Para fortalecer nosso compromisso com um ambiente ético e saudável, estimular a concorrência leal e promover os princípios fundamentais da conduta ética e transparente nas relações público-privadas, nossa Companhia aderiu voluntariamente, em 2023, à Ação Coletiva de Integridade do Setor de Energia Elétrica. A iniciativa é promovida pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil e contribui para impulsionar ações corporativas relacionadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 (ODS Paz e Justiça).
Além dessa adesão, nossa Companhia se tornou signatária da ação “Call to Action: Anticorrupção e a Agenda de Desenvolvimento Global”, também promovida pelo Pacto Global. Essa iniciativa é direcionada pelo setor privado aos governos, incentivando-os a promover medidas anticorrupção e a implementar políticas para estabelecer sistemas de boa governança.
Para acessar a linha ética, clique aqui
Conheça mais
Código de Ética e Conduta
Código de Conduta para fornecedores
Aviso de Privacidade
Política Corporativa Anticorrupção
Regulamento Comitê de Auditoria
Somos signatários do Pacto Global da ONU desde 2011, e nossos compromissos são reforçados por nossa Estratégia 2030, que tem como foco a geração de valor sustentável, que reforça nosso compromisso com as dimensões ASG (Ambiental, Social e de Governança) e nos orienta no direcionamento de esforços para contribuirmos com o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Em 2023, como signatária do Pacto Global, da ONU, nossa Companhia aderiu ao Grupo de Trabalho Elétrico-Energético (GTEE), parte da plataforma de Ação pelos Direitos Humanos promovida pela Rede Brasil do Pacto Global.
O objetivo da iniciativa é avançar na operacionalização de mecanismos para a promoção do respeito aos direitos humanos pelo setor de energia nacional, a conjuntura nacional. Para isso, o GTEE, composto de 30 empresas, considera a conjuntura do país e o contexto das atividades e operações das empresas envolvidas.
Em seu primeiro ano de atuação, o GTEE desenvolveu um guia prático e um toolkit para due diligence em direitos humanos no setor energético e uma nota técnica sobre o projeto de lei para criação do Marco Nacional de Direitos Humanos (PL 572/2022).
Conheça mais
Prêmios e Reconhecimento
Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção
Plataforma de Transparência de Títulos Verdes
Nossos Compromissos
Compromisso com o desenvolvimento socioeconômico
Buscamos contribuir com o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), considerando prioritariamente sete deles, tendo as alianças e cooperações (ODS 17) como eixo transversal de sustentação.
A segurança é um valor inegociável para a nossa Companhia. Em todos os projetos e atividades que realizamos, a proteção da vida dos colaboradores e terceiros está à frente de todos os demais aspectos que gerenciamos.
Para direcionar nossa forma de gestão, estabelecemos diretrizes claras na Política de Saúde e Segurança no Trabalho e um conjunto de procedimentos e normas para garantir a promoção de condições seguras de trabalho nas diversas atividades que executamos.
Por meio do programa “Conectados com a vida” — uma inciativa que nos direciona às melhores práticas com foco na cultura de acidente zero — nos orientamos por nossas “8 Regras de Ouro”, que permeiam todas as nossas ações de modo a garantir que todos nossos colaboradores e terceiros possam voltar para as suas casas e famílias da mesma maneira como saíram: em segurança.
Conheça nossas Regras de Ouro
Investimentos Sociais Privado
Nossos investimentos e projetos socioambientais são estruturados por meio do Conexão Desenvolvimento, um programa corporativo que conecta nossa atuação no Brasil à estratégia regional da ISA para a América Latina.
Em 2023, nosso investimento no programa alcançou R$ 3,1 milhões que viabilizaram ações culturais, educacionais e esportivas, de conscientização ambiental, de voluntariado e de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental. Com o uso das leis de incentivo fiscal e recursos próprios, as iniciativas conduzidas em 2023 beneficiaram quase 60 mil pessoas, apoiando 81 instituições sociais.
Programa Conexões Desenvolvimento clique aqui e saiba maisComunidades
Para a convivência pacífica e sustentável entre os nossos ativos, a comunidade do entorno e o meio ambiente, buscamos desde a elaboração de nossos projetos causar a menor interferência possível nas residências, estabelecimentos comerciais e na vegetação. Mantemos relacionamentos com todas as partes relacionadas em nossos projetos para que, por meio do diálogo, seja construída a melhor solução a ser implementada.
A ISA CTEEP valoriza a diversidade e a inclusão e deseja construir uma empresa que represente a sociedade em toda sua multiplicidade. Desenvolvendo um ambiente acolhedor onde as pessoas possam se sentir seguras para ser quem são e para construir um legado a partir das diferenças. Para alavancar esse compromisso, desenvolvemos o Programa Outros Olhares que norteia a estratégia e as ações da empresa para a promoção de um ambiente diverso e inclusivo. Os Grupos de Afinidade, formados por colaboradores da ISA CTEEP, definiram as ambições 2030, com o desenho dos respectivos planos de ação para seu alcance.
Como forma de demonstrar nosso compromisso com a evolução das nossas políticas de diversidade e inclusão, aderimos ao Pacto Pela Inclusão da Empregabilidade de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, junto à Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS).
Também aderimos ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. A união com outras empresas mediante este Fórum contribui para que na ISA CTEEP seja possível desenvolver ações efetivas que transformarão não apenas o ambiente organizacional, mas a nossa sociedade.